Friday, 29 de March de 2024

Mais de trinta

Carnaval: uma tradição latina

carnaval

Seja no Rio ou em qualquer lugar, o importante é aproveitar e ser feliz.

O carnaval, a grande festa europeia que se adaptou aos trópicos brasileiros, também alcançou determinadas cidades da América Espanhola. Assim, encontramos grandes festas carnavalescas em cidades como Vera Cruz, no México e, Oruro, na Bolívia. Também em encontramos comemorações carnavalescas menores ao longo da América Latina toda.

Mas o carnaval, querido por muitos, odiado por outros, no Brasil, foi implantado desde os primeiros tempos da chegada dos portugueses, do Velho Continente. A festa teve um sucesso indiscutível desde aqueles tempos e, até hoje.

Com o passar do tempo e até hoje o carnaval é uma celebração abraçada por diferentes classes sociais, embora, seja também, a única festa onde ‘todos são iguais’. Sim, eu como estrangeiro, nunca vi outra festa igual, onde ricos e pobres, negros e brancos e, pessoas de todas as culturas se reúnem em um mesmo lugar para festejar.

Embora o lugar considerado como cidade do carnaval seja Rio de Janeiro, outras cidades ganham destaque nesta época, como Salvador com seu axé e trios elétricos, Olinda com seus bonecos e Recife com o seu frevo, além destas, muitas outras cidades pelo Brasil todo comemoram a grande festa carnavalesca.

Em São Paulo, três tipos de carnaval são destaque, os desfiles das escolas de samba, as festas em clubes e o carnaval de rua, os hoje famosos ‘blocos de carnaval’. As escolas de sambas foram fruto dos antigos “corsos” (termo italiano adotado para os desfiles de carros, que se fazia nas principais ruas da cidade) para os moços e moças de família da cidade devidamente fantasiados, que com o tempo foram deixando, por essas festas se tornarem ‘populares demais’, dando lugar às festas de clube. Por fim, até hoje podemos encontrar esses tipos de festas de carnaval.

Apesar das diversas opiniões em favor ou contra do carnaval, especificamente falando das escolas de samba, não podemos deixar de observar o alto grau de organização que elas têm, a gestão de pessoas, questões orçamentárias e, organização especifica e geral, conseguindo desfiles perfeitos e cronometrados na avenida.

Entre tantos pros e contras, e tentando ser imparcial, decidi colher diferentes depoimentos sobre a grande festa dos trópicos, no Brasil, hoje talvez, a maior festa carnavalesca do planeta.

Os depoimentos são de diferentes de pessoas que de perto ou de longe, nos trazem um olhar diversificado sobre o carnaval.

Afinal, o que é o carnaval?

Carnaval Orudo

Carnaval em Oruro, na Bolivia.

Mary Garrido, 70 anos. Chilena. Mora no Brasil há 36 anos

“Carnaval é uma festa popular do povo brasileiro onde mostram a sua criatividade e uma grande alegria de viver, esquecendo por alguns dias a violência, fome e muitas outras necessidades sociais que faltam neste maravilhoso país.” – Texto traduzido do espanhol, por Víctor Gonzales

Maria Elizabeth Espindola, 63 anos. Rio de Janeiro – residente em Cabo Frio – RJ

“O Carnaval já foi uma festa alegre nas décadas passadas, mas hoje representa o mesmo que representava na sua origem: é a festa da carne, ópio de um povo doente espiritualmente.”

Dennis Arthur, 22 anos. Boliviano. Mora no Brasil.

“Eu desde que cheguei ao Brasil gostava do carnaval, mas sempre do carnaval da cultura boliviana; dancei desde os 8 anos na morenada e quando fiz 17 anos entrei nos ‘Caporales’ (grupo de dança afro-boliviana), sempre com fé e devoção pela Nossa Senhora do Socabón. Não tenho muitas palavras para definir o carnaval, é uma sensação ótima, só dançando e pensando no orgulho de ser boliviano.”

Júnia Guimarães Botelho, 47 anos. Cachoeira Paulista.

“Carnaval é dança e canto e encanto. Máscara, fantasia, sonho, alegoria. Carnaval é ginga, percussão, samba, marchinha. É o dia em que todos são iguais: todos rainhas e reis, todos bichas e sapatões, todos lindos e ricos, todos loiros de olhos azuis (somos os negros os mais desejosos desse sonho, sou negra tenho o direito de ser racista?). Três dias para se exibir, do jeito que for. Dia de circo. Dane-se o pão!”

Alexandre Pereira, 34 anos. São Paulo

“Carnaval é um momento de catarse coletiva em que muitas pessoas se tornam cinzas muito antes da quarta-feira.”

Gorah Marcec, 35 anos. Croata. Mora no Brasil há 2 anos

“Carnaval no Brasil, a maior e a mais famosa celebração do que mundo que dura não somente uma semana, mas 365 dias com seus preparativos! Muitas fantasias fabulosas, samba, dança e divertimento! Um espetáculo que você precisa ver e participar e, então, poderá sentir a energia e a alegria que o carnaval tem!”

Texto traduzido do inglês, por Thiago Marcondes

Tem quem goste e quem não goste. Aproveitem da melhor forma. Bom carnaval!

Conheça os outros colunistas do Mais de Trinta.

 

Comentários

Comentários

Conteúdo exclusivo e promoções

Cadastre-se

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do Mais de Trinta e ser informado de promoções exclusivas para assinantes. Você receberá duas mensagens por semana!