Monday, 14 de October de 2019

Mais de trinta

Stress

Stress é um dos grandes males do século

Stress é um dos grandes males do século

Stress é uma reação causada por algum  tipo de impacto, susto ou pressão que faz com haja um aumento repentino ou uma descarga de um hormônio chamado adrenalina, que prepara o corpo para um grande esforço físico.

O que acontece com indivíduos que sofrem de stress? Esse mal aumenta a cada dia devido ao tipo de vida que vem se modificando cada vez mais. Trânsito, relacionamentos pessoais, família, trabalho, necessidades e frustrações. Isso vem tornando as pessoas mais tensas, estressadas, com muito mais coisas para fazer e tendo seu tempo reduzido.

Hoje em dia todas as pessoas estão sujeitas a algum tipo de stress, o que acaba dificultando até mesmo a mais simples convivência. O stress pode gerar  inúmeros sintomas e enfermidades, tais como: Taquicardias, cardiopatias, alterações do sono, do peso (para mais e para menos), emocionais, comportamentais (mau humor, irritabilidade, medos, insegurança), dores musculares, cefaleias, diminuição da memória, depressão e baixa produtividade. Mas o que fazer para evitar esse tipo de problema? Ele tem solução?

Sim, ele tem solução! O primeiro passo e o mais importante é o desejo de melhorar seu estado de felicidade interior e de saúde, mesmo estando “lá embaixo, no fundo do poço” como alguns se sentem. Depois uma mudança de estilo de vida, que torne o indivíduo mais feliz e automaticamente mais produtivo e menos cansado, para realizar seus propósitos e realizar seus objetivos e sonhos. Mudanças alimentares principalmente e o hábito de exercícios, mesmo que seja apenas uma caminhada, que seja realizada com frequência e determinação.

Os alimentos mais indicados nesses casos são principalmente aqueles ricos em tripofano que ajuda o cérebro a produzir neurotransmissores, estes por sua vez, transmitem impulsos nervosos  com o objetivo de relaxar , através da produção da serotonina que é chamada de  neurotransmissor da felicidade. A adrenalina e o cortisol , que são os hormônios de controle do stress, também devem estar  com seus níveis equilibrados , com a ingestão de vitamina B. Exemplos de alimentos que ajudam a combater o stress: cenoura, chocolate, leite de cabra, abóbora, tofu, toranja, trigo, atum, tâmara, entre outros.

Alimentos anti-stress

Alimentos anti-stress

Outras alternativas para ajudar no combate do stress, são: Terapia Reiki, Yoga, Shiatsu, Tai-Chi, Chi Kung e Pilates. Praticar natação, tirar uma tempo para fazer algo que goste, ler um bom livro, sair para dançar , conversar com amigos, assistir filmes alegres e divertidos. Enfim procurar viver a vida sem estar  todo tempo voltado para problemas , sejam de ordem pessoal ou de trabalho, mesmo que esteja sendo sufocado por eles, sempre há a possibilidade de se mudar isso, sempre há um tempo, um dia na semana que seja para isso.

Ter uma qualidade de vida muito melhor é direito de todos! mais feliz , saudável, tranquila , equilibrada, ativa e produtiva. Realizemos nossos sonhos isso depende de nós!

AME-SE , CUIDE-SE,  TENHA SAÚDE E SEJA FELIZ!

Leia outras colunas de Rosemery Moreno

Conheça os colunistas do Mais de Trinta.

Comentários

Comentários

Conteúdo exclusivo e promoções

Cadastre-se

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do Mais de Trinta e ser informado de promoções exclusivas para assinantes. Você receberá duas mensagens por semana!