sexta, 20 de outubro de 2017

Mais de trinta

3 filmes que te farão rever seus conceitos sobre campanhas políticas

Muita gente especula sobre o que acontece nos bastidores de uma campanha política, mas não faz a menor ideia de como seja. Afinal de contas, em uma eleição, vale tudo para vencer? Mentiras, trapaças, conchavos, armações, jogos de poder, manipulação da mídia, jogo sujo?

Separei três filmes que considero de vital importância para quem quer se aprofundar no assunto. O primeiro trata de gestão de crise e manipulação da mídia, o segundo sobre a intimidade do candidato e o terceiro é um retrato do que acontece por dentro das equipes de campanha.

Mera Coincidência - Wag the Dog

Mera Coincidência – Wag the Dog

Wag the Dog – Mera coincidência

Enredo

O presidente dos Estados Unidos, sempre ele, a poucos dias da eleição, se mete em uma confusão por causa de — adivinhem — um escândalo sexual! Parece piada…

Como a sua eleição está ameaçada, seu “assessor” (Robert De Niro) contrata um produtor de filmes (Dustin Hoffman) para “inventar” uma guerra na Albânia, com o objetivo de desviar o foco dos eleitores do escândalo. Claro que a oposição saca a manobra e obriga a dupla a ir ainda mais longe na mentira.

Por que assistir?

Qualquer filme que mistura Robert De Niro e Dustin Hoffman parece um filme legal já na sinopse, mas há muito mais além das atuações impecáveis. O filme mostra muito bem como a mídia e a população pode ser enrolada quando uma crise acontece. Uma aula de manipulação e estratégia.

 

Segredos do Poder - Primary Colors

Segredos do Poder – Primary Colors

Primary Colors – Segredos do Poder

Enredo

O filme trata sobre a campanha que um governador sulista, John Stanton (John Travolta), faz para concorrer a presidência dos Estados Unidos. Durante o desenrolar da trama ele se mostra um mulherengo incorrigível, causando diversos problemas para sua equipe.

O filme também conta com Emma Thompson fazendo o papel da esposa do candidato, Billy Bob Thornton e Kathy Bates como parte da equipe.

Por que assistir?

Segredos do Poder mostra o quarto do candidato, bem como, sua ansiedade diante do resultado e a forma de lidar com a família e adversários. É impossível assistir sem ligar o enredo a campanha que Bill Clinton fez em 1992 durante a corrida presidencial.

 

Tudo pelo poder - The Ides of March

Tudo pelo poder – The Ides of March

The Ides of March – Tudo pelo Poder

Enredo

Desta vez quem interpreta o candidato é George Clooney, um governador democrata (Mike Morris) que deseja a cadeira presidencial estadunidense. Este conta com a ajuda de seu experiente assessor, Paul, vivido por Philip Seymour Hoffman e também pelo jovem idealista Stephen Myers (Ryan Gosling).

O foco do filme é a batalha silenciosa que é travada entre as equipes dos dois candidatos, que acaba jogando a sujeira para os noticiários, exigindo do candidato ações que mostram como ele também é uma peça do jogo que cria. Ah, claro que novamente temos sexo e mulheres no meio de tudo.

Por que assistir?

Um filme muito atual, que exibe um lado cruel de uma campanha onde o mais fraco ou mais exposto pela mídia pode ser sacrificado para que não atrapalhe o objetivo da campanha. É praticamente uma afirmação de que os fins justificam os meios na guerra política.

É isso aí, espero que gostem!

Ps. Vale a pena dar uma olhada também em House of Cards.

Comentários

Comentários

Conteúdo exclusivo e promoções

Cadastre-se

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do Mais de Trinta e ser informado de promoções exclusivas para assinantes. Você receberá duas mensagens por semana!