quarta, 13 de dezembro de 2017

Mais de trinta

Museu dançante

MAM

Foto: Renato Parada – Divulgação MAM

 A exposição “Museu Dançante” traz uma proposta original para o público que aprecia obras de arte e dança. No Museu de Arte Moderna (MAM), entre o público e cerca de 40 obras relacionadas à dança, bailarinos da São Paulo Companhia de Dança rodopiam e dão saltos durante as apresentações. Além da exibição aos domingos, ensaios acontecem em um palco montado em uma das salas do MAM três dias por semana.

As obras de arte montam o cenário da dança, em que o público pode se aproximar dos bailarinos e acompanhar de perto todo o processo criativo deles, cujos tropeços e brincadeiras de bastidores também ficam expostos a todos os presentes. De acordo com o curador Felipe Chaimovich, a ideia do museu dançante surgiu da vontade de estimular o público a estabelecer uma relação mais corporal com a arte.

Os movimentos dos integrantes da companhia acontecem entre obras com elementos relacionados à dança, como desequilíbrio, gravidade e flutuação. São esculturas, instalações, desenhos e fotografias. As apresentações são tão envolventes que, quando acabam e os bailarinos saem de cena, alguns espectadores arriscam a dar uns passos de dança, encantados com a experiência.

Nos dias que não há apresentação dos bailarinos, há a exibição de filmes de espetáculos antigos da companhia e documentários da série Figuras da dança.

Programação:

1º/3 – 11h às 15h: Performance do coreógrafo Rafael Gomes com SPCD
03/3 –  10h às 17h: Ensaio aberto com Rafael Gomes e SPCD
10/3 –  10h às 17h: Ensaio aberto com Rafael Gomes e SPCD
12/3 –  10h às 17h: Ensaio aberto com Rafael Gomes e SPCD
15/3 – 11h às 15h: Performance dos coreógrafos Clébio Oliveira e Rafael Gomes com SPCD
08/3 – 10h às 17h: Ensaio aberto com Rafael Gomes e SPCD
20/3 – 10h às 17h: Ensaio aberto com Rafael Gomes e SPCD

Serviço

Exposição Museu Dançante

Data: até 20/03/2015 (de terça a domingo)

Horário: das 10h às 18h

Local: Museu de Arte Moderna (MAM) – sala Paulo Figueiredo

Endereço: Parque do Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3)

Telefone: (11) 5085.1300 ou 5085.1313

Entrada: gratuita aos domingos / R$ 6,00 dia de semana.

 

 

Comentários

Comentários

Conteúdo exclusivo e promoções

Cadastre-se

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do Mais de Trinta e ser informado de promoções exclusivas para assinantes. Você receberá duas mensagens por semana!