sexta, 20 de outubro de 2017

Mais de trinta

Plataforma online gratuita possibilita empréstimos entre vizinhos

www.temacucar.com

www.temacucar.com

Certamente você já precisou de uma furadeira para pendurar um quadro novo em casa, ou até mesmo, um traje elegante para aquele casamento ou debut de uma pessoa querida em que não havia condição de comprar um novo.

Mas, que tal se você tivesse a oportunidade de pegar emprestado com seu vizinho e poupar gastos e consumo desnecessários?

Trata-se de um site gratuito com a proposta de fazer com que pessoas da própria vizinhança compartilhem seus produtos domésticos, seja por meio de doações ou empréstimos.

O nome Tem Açúcar? surgiu para mostrar que esse tipo de coisa não é algo novo, é algo que sempre fizemos. Quem nunca pediu algo emprestado? Além de tudo, é uma forma de conhecer um vizinho que antes era desconhecido.

O consumo, de uma forma geral, é exagerado. E o preço a pagar é ainda mais alto, tanto ambientalmente- na utilização de recursos naturais, quanto no sentido social, vista as crescentes denúncias de trabalho escravo, inclusive no Brasil.

Inspirado em exemplos de plataformas de empréstimos ativos que já fazem sucesso no exterior, como streetbank.com e  o peerby.com, este possui como diferencial a agilidade no processo de empréstimos, em apenas 30 minutos o compartilhamento entre vizinhos é concluído.

As pessoas podem ter acesso à tudo que elas necessitam, não por meio do dinheiro, mas através do contato que elas têm. A maior abundância está nas relações com as pessoas ao seu redor e não no dinheiro que você tem

O usuário deve se cadastrar no site www.temacucar.com então decide o raio de distância com o qual deseja interagir, coloca na área de busca o item que está precisando e pronto! O site pergunta – por e-mail –  aos vizinhos quem tem o produto a ser emprestado. Aí é a vez do vizinho responder à mensagem colocando as condições de uso, com data de empréstimo e devolução e combina o local de encontro.

Feita a devolução os usuários fazem as avaliações um do outro para aumentar a credibilidade na plataforma tanto de quem empresta quanto de quem pediu emprestado. As pessoas que usarem o Facebook para se conectar poderão ver os amigos em comum um do outro.

Para o empréstimo, não é necessária a apresentação de RG e CPF, somente o endereço, que não é mostrado para nenhum usuário, apenas serve para localizar as pessoas que estejam mais próximas umas das outras.

O site oferece ainda ferramentas de segurança e avaliação do empréstimo. Os usuários podem dar um retorno dizendo se as condições foram atendidas. Por exemplo, se a roupa emprestada foi lavada, se voltou com danos, ou não foi entregue na data devida etc. A avaliação fica exposta no perfil do usuário que fez o empréstimo para servir de alerta para o próximo contato.

 

Comentários

Comentários

Conteúdo exclusivo e promoções

Cadastre-se

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do Mais de Trinta e ser informado de promoções exclusivas para assinantes. Você receberá duas mensagens por semana!