Thursday, 20 de June de 2019

Mais de trinta

5 dicas para viajar para qualquer país do mundo

viagem_01_capa

Viajar é uma das melhores coisas da vida. Conhecer novos lugares, novas pessoas, se divertir, viver experiências novas, tudo isso faz bem para o corpo e para a alma. Infelizmente, as viagens não são feitas só disso, também existem alguns contratempos, problemas de idiomas e burocracias que podem acabar atrapalhando nosso momento de descanso. Pensando nisso, o Mais de Trinta elaborou este pequeno guia com 5 dicas para viajar para qualquer país do mundo.

1. Pesquise muito

viagem_02

É fundamental para qualquer um que vai viajar saber exatamente para onde está indo. Essa frase pode parecer banal, mas muitas vezes as pessoas não pesquisam sobre o país, seus costumes, seu governo, meios de transporte e todo o tipo de informações que podem ser úteis para a viagem e para o relacionamento com as pessoas do lugar. Decore os pontos fundamentais dos mapas e salve todas as informações relevantes em um local confiável. Isso tornará a viagem mais tranquila e evitará contratempos.

2. Vistos

viagem_03

Em boa parte das viagens, os vistos são a parte mais chata de todo o processo de viajar. Quando escolher seu destino, procure saber se o visto é necessário e se é algo difícil de se obter. Alguns países mais fechados, como Coreia do Norte e países da África Central possuem inúmeras exigências para a liberação de turistas. Outro fator importantíssimo que deve ser verificado junto com os vistos são quais os cuidados principais para se visitar o país, em alguns locais da África, por exemplo, exigem testes e exames de HIV, locais com florestas tropicais exigem algumas vacinas, como a de malária. Não tem como evitar, toda viagem passa por uma etapa de burocracia, portanto, antes de decidir seu destino, pesquise sobre quais são os cuidados necessários.

3. Faça um planejamento geral, conheça suas opções

viagem_04

Com a parte burocrática decidida, é hora de planejar a viagem. Conhecer os principais pontos turísticos, atrações e eventos são sempre o caminho mais comum da viagem. Exatamente por isso é sempre recomendável elaborar um Plano B. Afinal, dependendo do país e da quantidade de turistas, os locais podem estar lotados, e nem todo mundo quer passar horas na fila de um museu, ainda mais quando está de férias. Explore todas as opções que o local desejado tem a oferecer, tenha sempre programas alternativos na manga.

4.Sempre leve dinheiro e tenha acesso rápido a mais dinheiro

viagem_05

Pode parecer perigoso, mas levar dinheiro é a melhor solução para viajar. Principalmente se você procura roteiros mais alternativos, longe das grandes capitais. Informe-se sobre a taxa de câmbio e quanto sua moeda vale no país que vai visitar, a partir daí, tenha dinheiro suficiente para não ficar refém do cartão de crédito, afinal, além de não ser aceito em todos os lugares do mundo (diferentemente do que as propagandas de cartão de crédito dizem). Além disso, os cartões cobram taxas para compras fora do país, que estão aumentando junto com o poder de compra do brasileiro no exterior. Portanto, a melhor saída é levar dinheiro, se possível, guardá-lo em diferentes malas e bolsos e sempre se informar sobre locais onde você pode obter mais dinheiro.

5. Aprenda expressões básicas na língua nativa

viagem_06

Ao decidir seu destino, a pesquisa sobre qual o idioma nativo (ou idiomas, alguns países possuem mais de um) é fundamental. Aprenda expressões básicas na língua nativa para se comunicar durante a viagem e obter informações preciosas. Cumprimentos, como pedir comida, como agradecer e como pedir informações básicas sobre pontos turísticos são essenciais para o bom andamento da viagem. Muitas vezes, as expressões não são suficientes, sempre surgem duvidas e situações que exigem mais, para isso, leve sempre com você um dicionário para emergências.

Comentários

Comentários

Conteúdo exclusivo e promoções

Cadastre-se

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do Mais de Trinta e ser informado de promoções exclusivas para assinantes. Você receberá duas mensagens por semana!