Sunday, 08 de December de 2019

Mais de trinta

Ciúmes e inveja funcionam de forma diferente em homens e mulheres

ciume

 

É o que diz o estudo da Universidade de Valência, na Espanha, ciúme e inveja podem atingir tanto homens quanto mulheres, dentro e fora do ambiente de trabalho, mas o estudo sugere que quando estão no trabalho, homens e mulheres tratam o assunto com algumas diferenças.

As mulheres são mais afetadas pela competição sexual do que os homens, enquanto as habilidades sociais dos colegas podem provocar ciúme e inveja profissional em ambos os sexos.

Mulheres que possuem um alto nível de competição intrassexual (concorrência com outras pessoas do mesmo sexo causada pelo desejo e obter e manter o acesso ao sexo oposto) costumam ser mais ciumentas se a rival em questão for mais atraente e ainda mais invejosas se a rival é poderosa e dominadora. Isso mostra o quanto as habilidades sociais podem ser importantes em ambientes de trabalho.

O estudo também estabeleceu a diferença entre os dois sentimentos: o ciúme é o que vem quando um relacionamento está ameaçado devido a interferência de um rival enquanto a inveja é uma resposta ao sucesso, qualidades ou habilidades de outra pessoa que você compara com suas realizações e deseja ter seus atributos.

Para evitar esse tipo de sentimento, é necessário que as pessoas modifiquem sua percepção de perda, ameaça e comparação com os outros, uma tarefa que não costuma ser das mais fáceis.

A pesquisa que tratou da rivalidade intrassexual se utilizou da análise de questionários distribuídos diretamente para 200 indivíduos, sendo 100 homens e 100 mulheres em suas estações de trabalho. Do total, 26% dos voluntários trabalhavam na área de administração, 21% no setor de serviços e outros 30% na educação, o restante trabalhava na área de saúde e outras profissões. A média de idade dos entrevistados era de 36 anos.

Comentários

Comentários

Conteúdo exclusivo e promoções

Cadastre-se

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do Mais de Trinta e ser informado de promoções exclusivas para assinantes. Você receberá duas mensagens por semana!