Friday, 19 de April de 2024

Mais de trinta

Campanha “Chega de Fiu-Fiu” mostra como a cantadas viram abuso

A maioria dos homens não consegue entender quando as mulheres falam que cantadas são uma forma de abuso sexual.

Para explicar exatamente como é ouvir abobrinhas na rua e ser abordada por homens em diversas situações, o site Think Olga fez uma pesquisa com 7762 mulheres sobre a sua opinião sobre receber cantadas.

Veja a pesquisa.

 Alguns dados podem ser impressionante para os homens (mas para a maioria das mulheres não são nenhuma novidade).

Por exemplo: 83% das mulheres entrevistadas declarou que não acha legal receber cantadas, independente do tipo ou abordagem da cantada. 90% declarou também que já trocou de roupa antes de sair de casa, com medo do assédio.

Quando questionadas sobre como respondem às cantadas, as respostas mais comuns foram: “xingando” e “mostrando o dedo do meio”. E, para as que não respondem à cantadas, o maior motivo é o medo.

82% respondeu que já foi agarrada de forma bruta na balada, pelo braço, cabelo ou cintura. 73% das entrevistadas declarou que já passaram a mão na sua bunda.

Quando reagem, reclamam, ou simplesmente dizem não, as mulheres recebem xingamentos e agressividade. 68% declara que já foi xingada de metida, baranga, gorda, feia ou mal-comida.

 Ao fim do texto, alguns depoimentos impressionam pela invasão da intimidade

 “Em um bota fora da faculdade um menino tentou me agarrar fazendo uma chave de pescoço, enquanto dizia que eu era linda.”

“Eu tinha uns 11 anos. Era carnaval, as ruas cheias. Eu era uma criança. Lembro que estava de shorts não muito curto e uma camiseta. Um homem passou a mão em mim e acariciou meu cabelo dizendo: “Fooooofa” mostrando a língua depois.”

“Andando na rua as 19 da noite em frente ao shopping Patio Savassi, eu, com 16 anos, ignorei um grupo de homens que me assediaram com palavras e levei um tapa com muita força na bunda. Chorei de dor e humilhação.”

 Compartilhe esta informação com os homens que você conhece. Ser tratado com respeito e igualdade é um direito humano.

Comentários

Comentários

Conteúdo exclusivo e promoções

Cadastre-se

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do Mais de Trinta e ser informado de promoções exclusivas para assinantes. Você receberá duas mensagens por semana!