Wednesday, 24 de April de 2024

Mais de trinta

Livro diz que pessimismo pode ajudar a ser feliz

Pessimismo pode ser uma coisa boa? Um autor britânico afirma que o pensamento negativo em situações difíceis pode ser a chave para combater a ansiedade.

Oliver Buckerman é um autor britânico que decidiu escrever um livro para combater a enxurrada de livros de auto ajuda que estão por ai. Seu raciocínio é simples: pensar que tudo vai dar certo no final independente do que aconteça é o pior inimigo, e pessoas otimistas demais podem não estar preparadas para encarar de frente uma situação difícil de verdade.

Segund Buckerman, o pensador positivo é condicionado a se convencer de que a situação em que ele se encontra, por pior que seja, ainda tem um lado bom, e isso pode ser um problema quando esse pensador se depara com uma situação onde ele não consegue enxergar o lado positivo, o que pode causar um baque ainda pior.

manual anti ajuda

Em seu livro Manual Anti Autoajuda, que foi lançado esse mês no Brasil, Buckerman defende que ver as coisas pelo lado negativo ajuda muito a combater a ansiedade. Um dos conceitos empregados é o da “predição dos males” que vai na direção oposta dos livros de auto ajuda convencionais, ao invés de evitar o pensamento na pior hipótese possível, você especula ativamente sobre os piores cenários e isso te ajuda a se preparar emocionalmente para eles.

“Tiramos um enorme peso das costas quando entendemos que nunca escaparemos da morte, que o sofrimento é inevitável e que sempre nos sentiremos inseguros no mundo. Redescobrir o poder do pensamento negativo pode nos levar à felicidade. Seguir o caminho negativo é uma questão de fazer o inverso, aquilo que parece ilógico”, explicou Burkeman.

buckerman_pensamento negativo

Um exemplo prático de como exercer o pensamento negativo no dia-a-dia é se deparar com uma inesperada longa fila no supermercado, à primeira vista é uma situação que causa fustração, mas segundo o autor basta pensar no pior efeito que isso causa para lidar bem com a situação. “A pior hipótese ali seria uns minutos de atraso. O problema é o juízo irracional de cada um, não o supermercado”, explica. Assim como perder o emprego não significa cenário de extrema pobreza e ficar sem namorado não te condenaria a uma vida de solidão. Tentar reconhecer o pior de cada situação pode ser um antídoto para a ansiedade.

Fonte: Delas

Comentários

Comentários

Conteúdo exclusivo e promoções

Cadastre-se

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do Mais de Trinta e ser informado de promoções exclusivas para assinantes. Você receberá duas mensagens por semana!