Friday, 29 de March de 2024

Mais de trinta

Inesquecível

O que um amor precisa para ser inesquecível?

O que um amor precisa para ser inesquecível?

O que torna alguém ou um amor inesquecível em nossas vidas? Há quem diga que o primeiro namorado nunca esquecemos. Acho que até é verdade, mas não acho que ganhe o status de “inesquecível“. Claro que me lembro do meu primeiro namorado, claro que não vou esquecer… mas não é “inesquecível“.

Quando o vi pela primeira vez me apaixonei, mas talvez os meses que se seguiram até que começássemos a namorar e também os problemas naturais de relacionamentos, fizeram com que muito tempo antes de terminarmos as coisas já não fossem como antes. Quando terminamos, não olhei para trás e é triste ver que sentimentos se perdem assim. Um dos significados da palavra inesquecível é “memorável”, ou seja: que deve ser conservado na memória e para um amor ser inesquecível, é preciso bem mais do que ser o primeiro.

Vim entender isso tempos depois. Para ser inesquecível, um amor não precisa ser para sempre, não precisa “dar certo”, não precisa seguir os padrões impostos, não precisa “estar certo”. Mas então qual o segredo, o diferencial que faz alguém ou um amor ser inesquecível? Todas as pessoas que passam em nossas vidas são únicas. Algumas mal conseguimos nos lembrar (e nem falo apenas de relacionamentos amorosos), outras lembramos sempre e iremos lembrar por toda a vida. Isso independe de quanto tempo passamos com aquela pessoa, ou mesmo de atributos físicos (quantas vezes me peguei tentando sem sucesso me lembrar do nome de algum “gato”?).

As pessoas se tornam inesquecíveis pelo que nos faz sentir, pela forma que nos tratam. É uma espécie de simbiose, uma fusão, uma química perfeita que faz com que aquela pessoa nos entenda mais que qualquer outra, que queiramos a companhia dela mais que de qualquer outra, que tenha sempre a palavra ou o silêncio certo, que tenha o abraço perfeito. Isso é raro, não acontece com todo mundo.

Das pessoas que já passaram pela minha vida, posso dizer que pouquíssimas são inesquecíveis. Um amor inesquecível é aquele que faz sua vida mais leve, mas é muito difícil dizer as características exatas. Como diz a música: “O que de um grande amor se espera é que tenha fogo! Que domine o pensamento e traga sentido novo. Que tenha paixão, desejo; que tenha abraço e beijo e seja a melhor sensação. Que preencha a vida vazia, mande embora a agonia e que traga paz ao coração.”

Cada pessoa encontra essas características em um modelo de relacionamento, de acordo com suas necessidades, suas experiências… nem toda paixão é inesquecível, mas todo amor inesquecível começa com uma grande paixão. Requisitos para ser um amor inesquecível pode variar, mas uma coisa é invariável, imutável. Se quando você pensa, recorda a história ou a pessoa e pensa: que pena que não durou “para sempre” (e aqui não importa a razão de não ter durado), então é inesquecível!

Leia outras colunas de Miúcha Carvalho

Conheça outros colunistas do Mais de Trinta.

Comentários

Comentários

Conteúdo exclusivo e promoções

Cadastre-se

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do Mais de Trinta e ser informado de promoções exclusivas para assinantes. Você receberá duas mensagens por semana!