Thursday, 28 de March de 2024

Mais de trinta

As selfies e as cirurgias plásticas têm uma ligação curiosa

Febre de selfies na rede

Febre de selfies na rede

Recentemente, a Academia Americana de Plástica Facial e Cirurgia Reconstrutiva divulgou dados que servem para alertar a todos: um em cada três cirurgiões plásticos registrou um aumento nos pedidos de procedimentos porque os pacientes estão mais preocupados com os olhares nas redes sociais.

O resultado em números corresponde a um crescimento de 10% no número de rinoplastias, 7%, em implantes de cabelo, e 6%, em cirurgias da pálpebra em relação ao ano anterior – 2012 e 2013.

O motivo disso é muito claro: as redes sociais utilizadas hoje em dia são movidas quase inteiramente pela imagem das pessoas – os usuários da internet passam horas olhando fotos de outras pessoas (e as próprias fotos), por isso, tornam-se mais críticos com a sua aparência.

Hoje essas fotos são a primeira impressão que as pessoas causam. É por meio dessas redes sociais que elas conhecem ou se conectam com amigos, companheiros e até oportunidades de emprego, e todos querem apresentar uma boa primeira impressão – mesmo que para isso eles acreditem que seja necessário submeter-se a cirurgias plásticas.

Outro fato que comprova isso é o aumento na busca por cirurgias plásticas envolvendo jovens. Médicos ressaltam um crescimento espantoso no pedido de cirurgias estéticas por pessoas com menos de 30 anos – e o principal público são as mulheres, somando 81% dos procedimentos feitos no ano passado.

O Facebook é tão real quanto um reality show, e as pessoas tentam sempre expor o seu melhor – mesmo que isso seja uma ilusão. Isso afeta a autoestima das pessoas e pode resultar até em problemas mais sérios de saúde, como depressão e distúrbios alimentares, mas vale ressaltar que essa fixação em redes sociais pode afetar a auto-estima das pessoas, mas desde que elas já possuam alguma fragilidade ou distorções em relação à própria imagem. Os selfies , por si só, não são perigosos – é o mesmo que culpar o revólver por um assassinato, não faz sentido.

 

Comentários

Comentários

Conteúdo exclusivo e promoções

Cadastre-se

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do Mais de Trinta e ser informado de promoções exclusivas para assinantes. Você receberá duas mensagens por semana!