Monday, 24 de January de 2022

Mais de trinta

6 coisas que toda mulher precisa saber sobre saúde sexual e DST’s

Vacina contra HPV

Vacina contra HPV

Você provavelmente já deve ter escutado dos seus pais que “com saúde não se brinca”, certo? Pois bem, estamos aqui para reforçar e mostrar à vocês o quanto eles estavam certos. O tempo passa e o índice de contaminação por DST’s só tem aumentado, em todos os países, em todos os meios sociais, essa triste realidade tem sido a causa do desespero de muita gente. Sexo é algo incrivelmente bom, mas junto com ele vem uma série de responsabilidades, as quais você não pode deixar de tomar. 

1 – Diversos serviços de saúde sexual são gratuitos

Basicamente, só não se cuida quem não quer. Atualmente o governo e algumas ONGs oferecem diversos tipos de exames, consultas e medidas preventivas para que você evite a contaminação de DSTs e a gravidez, basta reservar um tempo para buscar tais recursos.

2 – Papanicolau não serve como teste para diversas DTS’s

No geral, o Papanicolau testa apenas as células cervicais anormais que podem ser causadas pelo HPV, por isso, um papanicolau anual não é o suficiente. Se você tem uma vida sexual ativa, é de extrema importância que realize exames individuais periódicos de DST’s, só assim a sua segurança terá um bom nível de efetividade.

3 – Muitas DST’s não apresentam sintomas aparentes, mas podem causar diversos efeitos colaterais como doença inflamatória pélvica, gravidez ectópica e infertilidade.

4 – Jovens de 20 a 25 anos apresentam maior chance de terem DST’s

Por ser uma idade em que o os hormônios estão à flor da pele, as chances de DST’s são enormes. O HPV por exemplo é uma doença muito presente em mulheres nessa faixa etária, elas apenas não sabem pois não fazem exames periódicos.

5 – Todos os homens e mulheres sexualmente ativos são susceptíveis à obter HPV em algum momento de suas vidas

Um fato curioso: atualmente 70 milhões de pessoas estão infectadas com o HPV. “Se você pegar 100 pessoas que não tem nenhum sintoma da mas mesmo assim fazer o teste de HPV, mais de 90% vai dar positivio”, diz o Dr. EW Emanuel , OB / GYN. E assim como o HPV pode causar câncer no colo do útero da mulher, ele pode causar o câncer peniano nos homens.

6 – Já existe vacina para o HPV

Garotas de 11 a 13 anos podem ser vacinadas contra o HPV gratuitamente, mas para outras idades e para os homens, basta pagar o custo da vacina e realizá-la antes dos 26 anos.

Comentários

Comentários

Conteúdo exclusivo e promoções

Cadastre-se

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do Mais de Trinta e ser informado de promoções exclusivas para assinantes. Você receberá duas mensagens por semana!