Tuesday, 23 de April de 2024

Mais de trinta

Pesquisa comprova que limão servido em restaurantes pode estar contaminado

Lave bem as mãos e as frutas e verduras antes de comer”, já diziam nossos pais e professores. Tal ensinamento, que nos foi dado desde que éramos crianças, continua sendo um ponto de atenção nos dias atuais. Infelizmente sofremos de 3 problemas muito sérios: acabamos esquecendo da higiene pessoal antes de consumir ou preparar a comida, diversos estabelecimentos não dão o tratamento adequado aos alimentos antes de servi-los aos clientes, ou o próprio produtor (de onde vem o que consumimos) não segue regras de qualidade, comprometendo a saúde do alimento.

Foi o caso de uma pesquisa publicada no publicada no Journal of Environmental Health, que afirma que em uma analise de 76 polpas e cascas de limões, de 21 restaurantes durante 43 visitas, 70% estavam infectados com 25 tipos de micróbios diferentes. A amostra foi coletada assim que a bebida foi servida, antes de ser ingerida.

limao-6218

“Apesar de os limões terem propriedades antimicrobianas, os resultados do nosso estudo indicam que há uma grande variedade de micro-organismos que podem sobreviver. Fregueses dos restaurantes devem estar cientes de que fatias de limão adicionadas às bebidas incluem micróbios potencialmente patogênicos”.

Para se ter uma ideia, uma outra pesquisa da NYU Langone Medical Center dos EUA comprova que metade dos gomos de limão coletados em diversos restaurantes continham fezes humanas e o fungo cândida, comunente encontrado na vagina.

Fica difícil identificar a origem exata dos micróbios, uma vez que o limão passa por diversos lugares até ser consumido. Os funcionários do estabelecimento mesmo pode acabar infectando, já que nem todos usam luvas ou lavam o alimento da forma correta.

O risco de infecção não é 100% certo, mas devemos ficar atentos pois o nosso sistema imunológico não é de ferro, uma hora ou outra ele fica vulnerável. A dica é lavar bem as mãos antes de comer e no caso do limão, espremê-lo na bebida ao invez de mergulhar a rodela com a casca.

Comentários

Comentários

Conteúdo exclusivo e promoções

Cadastre-se

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do Mais de Trinta e ser informado de promoções exclusivas para assinantes. Você receberá duas mensagens por semana!