Friday, 26 de April de 2024

Mais de trinta

Acima de tudo, mulher

mulher_multitarefas

 

Recebi o convite de escrever uma coluna para o Portal Mais de Trinta, e aceitei o desafio com grande satisfação. Discutir é preciso. Do Portal, recebi a incumbência de escrever sobre a mulher no mundo dos negócios, artigos de motivação e coaching, filosofias que nos apoiam para enfrentar os desafios que todos nós encontramos na sociedade louca em que vivemos.


Gostaria de me apresentar, me chamo Isabella Nóbrega, tenho 31 anos, possuo uma empresa na área de consultoria empresarial, um ramo aliais com poucas mulheres à frente. Sou palestrante, Coach, gestora de uma loja de iluminação de alto luxo, tenho a ambição de sempre me destacar profissionalmente nesse mercado competitivo. Ser mãe de família e ainda sim manter minha feminilidade e paz espiritual, será que dá para conciliar?

As mulheres hoje são assim, desejam tudo em uma vida só, profissão, amor, família, vaidade…

Para esse primeiro contato, vou começar pelo começo: O papel da mulher diante de tudo isso. Sem machismo nem feminismo, acho tudo isso fora de moda, vamos “dar César o que é de César”.

Acredito que os homens quando fazem algo bem feito, adquirem uma vantagem sob nós mulheres, pois não deixam os hormônios e sensibilidade tomarem conta de determinadas situações. Dificilmente levam os fatos para o lado pessoal e na maioria das vezes não se envolvem em sentimentos como inveja, concorrência desgarrada, e todos esses absurdos que acontecem no mundo feminino com maior frequência que no masculino. Como cita Antoine Rivarol: “A amizade entre as mulheres é apenas uma trégua nas hostilidades”.

Contrariando isso, acredito que nossos hormônios nos ajudam em muitos pontos.Para mim não existe “guerra dos sexos”, uns são bons em sua racionalidade e outros em sua emoção, independente se fazem pipi em pé ou sentado, o negócio é saber dosar.

mulher_atarefada

A vida da mulher no mundo dos negócios é algo extremamente desafiador e chegar a esse ponto de discutir isso nos dias de hoje, nos remete as lutas das primeiras mulheres em busca dos “direitos iguais”.

Sempre ouvi diversas opiniões sobre o dia das mulheres como, isso é um dia machista ou feminista, não tem relevância nem valor, serve para sermos homenageadas com flores e frases piegas e blá blá blá. Até que um cliente me pediu para fazer uma palestra sobre o tema. Então pesquisei, me aprofundei e entendi a verdadeira importância de celebrar e buscar melhorias para uma “classe” que foi ainda é desfavorecida em muitos assuntos.

Nossa como é injusto é desabonar esse dia e tudo que levou a isso, como é injusto classificar em machistas ou feministas ações que nos levaram a sair do fogão e conquistar o mundo e os direitos que continuamos a conquistar até hoje. Como é importante continuarmos a luta para as próximas gerações, papo de revolucionária? Não, é um fato!

Se hoje você senta em uma mesa de um bar sozinha para tomar uma cervejinha, ouve quase que diariamente piadinhas de como mulher dirige mal (fato que eu concordo, mas não devemos generalizar), possui o mesmo cargo que o rapaz ali da mesa ao lado e por algum motivo não ganha o mesmo que ele, vê nos noticiários o número absurdo de agressões contra a mulher, se

sente mal quando aceita que sua libido é igual a dele e não atende ao pedido do corpo para não ser tachada. Você realmente sabe do que estou falando?

mae_trabalho

As lutas das mulheres sempre tiveram como base igualdade salarial, punições contra a violência masculina, jornada excessiva de trabalho, direito ao voto, estar inserida na política e muitas outras causas. Essas lutas abrangiam tanto a regulamentação constitucional, quanto a implementação de políticas públicas, que levam em conta a situação das mulheres e perspectiva de equidade nas relações de gênero, ou seja, muita luta muito grito e muita coisa conquistada a força. E mesmo que tenhamos conquistado todo esse espaço, buscamos nossa evolução e acumulamos tarefas, mulheres são donas de casa, esposas, amigas, profissionais poderosas, sofrem grande exigência em cima da aparência. Criam suas famílias e fazem tudo isso com muita intensidade e ainda por cima com TPM. Como vocês podem perceber, teremos muitos assuntos para tratar daqui para frente.

 

Comentários

Comentários

Conteúdo exclusivo e promoções

Cadastre-se

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do Mais de Trinta e ser informado de promoções exclusivas para assinantes. Você receberá duas mensagens por semana!