Tuesday, 21 de January de 2020

Mais de trinta

Mulheres retocam a maquiagem e homens tiram meleca

A guerra continua

A guerra continua

Quem ainda aguenta mi mi mi da lendária guerra dos sexos? Eu não aguento mais. Será que estou elevada mental e espiritualmente ao ponto de ter certeza que esse tipo de discussão não acrescenta, não faz crescer e não muda nada?

Se fores fazer uma pergunta comportamental sobre gênero a uma pessoa feminista terá uma resposta, a uma machista outra e a uma pessoa coerente em direitos iguais outra. Ponto de vista ajuda a esclarecer situações e auxilia na tomada de decisão, nunca ouvi dizer que mudou comportamentos nesse teor de complexidade.

Estou estatelada aqui na cadeira escrevendo esse texto por presenciar mais uma briguinha infundada de machistas x feministas fomentada em piadinhas de duplo e triplo sentido. Eta quanta falta de argumento convincente! É muita gente despreparada pra viver nesse mundo! Já tive minha fase feminista, era divertido bater boca com a homarada e com mulheres machistas que com o tempo acabei descobrindo que esse tipo se encontra em todos os lugares. E então lembrei, pessoas machistas são criadas por pessoas machistas e pessoas feministas , que no geral são mais mulheres, se revoltaram contra o sistema por terem sofrido algo físico e/ou mental que lhes rendeu mágoas profundas e necessidade de afirmação diante do outro.

Tive o privilégio de conhecer criaturas que conseguem colocar seus pesos e medidas na balança dos gêneros e manter um certo equilíbrio, ainda que tendencioso, mas conseguem manter uma linha constante de posicionamentos e ações. Essas dão orgulho de conhecer e a companhia é muito agradável. Quero ser uma dessas quando crescer! E focando na minha meta, inicio agora o Projeto Equilíbrio de Gêneros. O Projeto seguirá a seguinte lei: Tu ficas na tua que eu fico na minha, eu mulher e você homem até o dia em que essa relação interessar possa, que consigamos ter um diálogo de igual para igual, com reações coerentes ao gênero que a natureza nos deu. Cada um no seu quadrado e observando o quadrado do outro. E garanto que, bem possivelmente, perceba outras formas menos engessadas, eu, por exemplo, adoro ver as estrelas!!! Mudando o olhar, o mundo muda! Espero que pra melhor!

Conheço homens e mulheres extremamente machistas, daqueles que ainda ousam determinar que mulheres podem isso e homens aquilo. É inevitável afirmar que há diferenças nos gêneros sim, mas definições rígidas do que é apropriado e/ou dever de cada um já entra em questões equivocadas de julgamento e bagagem cultural. Antes de definir padrão de comportamento deveríamos avaliar as questões como seres humanos e que, para tal, goza dos mesmos direitos perante a natureza e deveria da mesma forma ser perante a sociedade.

Uma palavra interessante para tratar de gêneros é ‘habilidade’, e essa é adquirida com conhecimento e repetição. Todos são capazes de fazer o que se propuserem para, excluindo as questões biológicas referentes à reprodução. Sendo assim, concordo com a pesquisa que divulga que ao parar no sinal de trânsito ou engarrafamento a maior parte dos homens se distraem removendo singelas melecas do nariz e a maioria das mulheres retocam maquiagem e/ou ajeitam os cabelos. Piadinha feminista? Não, apenas constatação de que para o homem é permitido enfiar o dedão no nariz sem causar maiores constrangimentos e se fosse uma mulher a fazer o mesmo seria apontada pelo mesmo dedão que acabou de sair do nariz.

Sabe de uma coisa, esse tema cansa. É capilaridade demais para tratar em um texto só, mas vale reforçar aqui a máxima de que homens e mulheres se comportam diferentes, fato, mas aqueles que querem se comportar iguais não devem ser julgados nem punidos, a diversidade cultural, ideológica e comportamental existe e os interesses devem ser respeitados.

Bom, deixa eu ir. Aproveitar e frisar que fico aliviada ao ver mulheres tirarem melecas no trânsito e homens penteando os cabelos no engarrafamento! Vamos que vamos!

 

Comentários

Comentários

Conteúdo exclusivo e promoções

Cadastre-se

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do Mais de Trinta e ser informado de promoções exclusivas para assinantes. Você receberá duas mensagens por semana!