segunda, 24 de abril de 2017

Mais de trinta

Confira os vinhos preferidos dos paulistanos, por Sonoma

duas taças e uma garrafa de vinho com prato de queijo

Vinho sempre presente em momentos especiais

Sempre é bom nos aprofundar quando o assunto é escolher um bom vinho, seja para acompanhar aquela vitela que você pretende cozinhar ou para levar à casa de amigos.

Inacreditável, mas existe o Sonoma, principal site de curadoria de vinhos e gastronomia do país, que fez um levantamento para descobrir o tipo de vinho preferido dos paulistanos e houve um empate entre os tintos italianos e os chilenos feitos com Carménère.

Para 2015, a empresa aprofundou a pesquisa e o resultado foi inesperado: agora os paulistanos apreciam os vinhos provenientes de nossa pátria-mãe, os portugueses.

Por tradição, os vinhos tintos são os mais apreciados, e isso não mudou. O que mudou foi o gosto e, segundo o estudo feito por Sonoma, baseado em compras, levando em conta mais de 20 mil paulistanos e cerca de mil vinhos diferentes bebidos ao longo de todo o ano de 2014, o português Douro – a mais antiga denominação de vinhos do mundo, é de longe a região preferida dos paulistanos, dominando, em média, 20% do mercado.

A preferência indica que o paladar dos paulistanos está mais complexo, buscando aquelas várias notas e evolutivas do Velho Mundo. Trocou-se os vinhos jovens pelos mais estruturados, passando das frutas tropicais para o couro e a madeira. No entanto, prevaleceu a característica brasileira pelo adocicado – os blends portugueses são muito conhecidos por suas frutas em compota e toques licorosos.

Outros que também entram na lista de preferência dos paulistanos foram, em segundo lugar, os tintos franceses, e o mais interessante é que o Bordeaux não está entre eles. A escolha por regiões menos conhecidas revela o perfil curioso, alternativo e explorador de São Paulo. Em seguida, está a uva Cabernet Sauvignon, seja em rótulos de Bordeaux dos Estados Unidos e até brasileiros. Mas a grande surpresa neste ano é que os vinhos brancos finalmente entraram na lista com a Chardonnay, seja proveniente da América, Europa, África ou Oceania.

TOP 5 dos vinhos que têm a cara da cidade de São Paulo:

1º Blends tintos do Douro (Portugal)

2º Tintos franceses fora de Bordeaux

3º Cortes com Cabernet Sauvignon

4º Champagnes (França)

5º Vinhos brancos de Chardonnay

E os tintos italianos ficaram em 6º lugar

Os vinhos brancos agora no verão, acompanham bem sobremesas e peixes, proporcionando uma sensação de frescor e harmonia.

Diante desses resultados, nos resta buscar nas prateleiras dos supermercados e lojas especializadas os vinhos mencionados, e participe, nos deixe sua dica de vinho aqui nos comentários.

 

Fonte: Sonoma

 

Comentários

Comentários

Conteúdo exclusivo e promoções

Cadastre-se

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do Mais de Trinta e ser informado de promoções exclusivas para assinantes. Você receberá duas mensagens por semana!