26 de fevereiro de 2014 Enviado por Redação comportamento-estilo estilo adidas brasil copa do mundo embratur fifa governo do brasil mulheres prostituição sexo
Adidas e as camisetas mais polêmicas da Copa do Mundo
Tudo começou como uma brincadeira, a Adidas, empresa patrocinadora da FIFA e responsável pelos produtos associados à Copa do Mundo fez uma linha de camisetas mais despojada, pensando menos em futebol e mais no humor…E foi aí que a ideia começou a desandar.
Na segunda-feira foram lançadas duas camisetas, a primeira com a frase “I Love Brazil” (Eu amo o Brasil), com um coração em formato de uma bunda de mulher com um biquini. A outra também se utiliza de uma mulher de biquini segurando uma bola onde está escrita a frase – “Looking to score in Brazil” – que na tradução literal seria – Buscando marcar gols no Brasil – entretanto, o termo “scoring” é utilizado em inglês como uma brincadeira sexual, e no caso da camiseta, foi um jogo de palavras que, em resumo, manda a mensagem que a pessoa está ansiosa para fazer sexo no Brasil.
Na manhã de terça-feira, o Governo Federal do Brasil, por meio da Embratur, emitiu uma nota de repúdio a Adidas e as duas camisetas lançadas pela empresa. Para a Embratur, as camisetas incitariam o turismo sexual no País, algo que não pode e nem deve ser relacionado a uma Copa do Mundo ou a um País.
Após a polêmica, a Adidas anunciou que não vai mais comercializar essa linha de camisetas com conotações sexuais, a empresa emitiu um comunicado dizendo que ouviu a opinião de seus consumidores e tirou as camisetas do mercado nos Estados Unidos. Leia o comunicado:
“A Adidas sempre acompanha de perto a opinião de seus consumidores e parceiros, e por isso anuncia que os produtos em questão não serão mais comercializados pela marca. É importante frisar que trata-se de uma edição limitada que estaria disponível apenas para os Estados Unidos”.
É inegável que em muitos países, tanto as belas mulheres quanto o turismo sexual estão associados ao Brasil. Tanto que uma das preocupações da FIFA durante a Copa do Mundo é combater esse tipo de prática, pois muitos turistas do exterior, todos homens e fanáticos por futebol, dizem estar ansiosos para a chegada da Copa do Mundo não só pelos jogos, mas também para conhecer as mulheres brasileiras.
E você, o que acha? Será que as camisetas realmente incitam o turismo sexual? Ou eles estão apenas brincando com uma fama que, infelizmente, o Brasil sustenta há muitos anos mundo à fora?
Confira mais notícias no Mais de Trinta.
Comentários
Bem-vindo
Os textos mais quentes do Mais de Trinta
Mais de Trinta Indica
- Além da mídia social | Comunicação e marketing digital para terceiro setor, empresas, governo e eleitoral
- Blog Amélias | Dicas, informações e novidades para tornar seu dia melhor e mais produtivo
- Marcelo Vitorino | Consultor e palestrante de comunicação e marketing digital
- Naquela Mesa | Crônicas Misturadas com MPB e Bossa Nova
- Pergunte ao Urso | As melhores respostas para as piores perguntas
- Pérolas Políticas – Visão e opinião sobre política pensada por outro ângulo
- Presença Online | Formação de profissionais para comunicação e marketing digital, gestão de imagem e de crise
- Viajante Brasileiro | Dicas e roteiros para viajar em São Paulo