sábado, 21 de outubro de 2017

Mais de trinta

37 milhões de pessoas jogam Pokemon juntos

pokemon

50 mil pessoas jogando ao mesmo tempo com o mesmo personagem.

Todos concordam que jogar videogame acompanhado é sempre mais divertido do que jogar sozinho. Agora, imagine só jogar videogame com outras 50 mil pessoas dividindo os comandos de um só personagem….Impossível? Não. Isso está acontecendo nesse exato momento.


Tudo isso graças ao Twitch Plays Pokémon (TTP), um canal que, por meio de modificações em seu código permite que os usuários enviem comandos via chat que são utilizados pelo personagem em um jogo que acontece ao vivo.

Até agora, mais de 37 milhões de pessoas acompanharam de perto as aventuras de Red, protagonista do jogo, que precisa vencer adversários e capturar os Pokemóns do jogo criado pela Nintendo para Game Boy no final da década de 1990.

Como todo começo de jogo, seja sozinho ou acompanhado, o TTP teveum início confuso, com pouca coordenação coletiva, resultado da confusão dos jogadores ao manipular o personagem. Só depois de 24 horas de caos entre os jogadores que o inventor do jogo criou uma nova e genial regra baseada no conceito de democracia, em que existe sempre votação para escolher o próximo passo de Red.

A partida durou mais de 20 dias ininterruptos e já existe outra partida, de outro jogo relacionado ao desenho Pokemón que também está acontecendo nesse exato momento. Muito debatido entre os especialistas em games e até mesmo sociólogos discutem esse fenômenos que está acontecendo, que pode ser considerado um novo e grande caminho para os games e até mesmo uma nova configuração social surgindo na internet baseada na inteligência coletiva.

O autor da ideia e do game, que prefere permanecer anônimo disse em entrevista ao jornal britânico The Guardian que não imaginava que aconteceria algo tão popular, segundo ele, a expectativa era de que, no máximo, 300 pessoas o acompanhassem durante a partida.

Se quiser acompanhar e jogar com milhares de pessoas em todo o mundo, basta acessas este link.

Saiba mais sobre games, tecnologia e mundo digital no Mais de Trinta.

Comentários

Comentários

Conteúdo exclusivo e promoções

Cadastre-se

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do Mais de Trinta e ser informado de promoções exclusivas para assinantes. Você receberá duas mensagens por semana!