23 de janeiro de 2014 Enviado por Redação mais-digital games dicas de games donkey kong games mario bros microsoft mundo dos games nintendo playstation playstation 2 playstation 3 playstation 4 sony super mario bros super nintendo video game xbox xbox 360 xbox one zelda
Nintendo: a gigante está em queda
Não é preciso ser um expert do universo dos games para saber quais são as empresas mais importantes da história. Temos a Sony com o video game Playstation, a Microsoft com o Xbox, a antiga Sega com o Master System etc, e temos também, a consagrada e memorável Nintendo, com o Super Nintendo, Nintendo 64, Wii, Wii U, 3DS, 2DS. A Nintendo como todos já devem ter ouvido falar, é a criadora de personagens como o Mário, Luigi, Yoshi e Zelda, famosos por terem feito parte de nossa infância e de nossos filhos, e por terem sido um dos pioneiros na introdução ao mundo virtual e de entretenimento dos vídeo games. No entanto, a empresa que sempre foi referência no assunto vem sofrendo uma queda de vendas desde o seu último console lançado, o Wii U. A coisa começou a desandar pois o antecessor Wii fez muito sucesso, levando a empresa a lançar o Wii U um ano antes dos concorrentes com a promessa de renovar o mercado com novidades para o console. Porém, o Wii U não recebeu muitos jogos e por isso, não alcançou o sucesso esperado. Depois disso começou a ficar complicado para a Nintendo se recuperar, pois apesar de terem saído jogos que agradaram o público, como o Pokémon XY e Super Mário 3D World, as outras empresas e os próprios gamers estavam focados na nova geração de consoles. A Nintendo por si só já tem uma cartela de games um pouco mais limitada do que a Sony e a Microsoft por exemplo, pois a maioria dos jogos são voltados para o público infantil, então bater de frente com a alta variedade de games e a potência gráfica dos games da nova geração faz com que seja mais difícil ainda de se destacar. Para se ter uma ideia do problema, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, abriu para os investidores a real situação da empresa: entre 2013\2014 o prejuízo será em torno de R$ 785 milhões, com expectativas menores ainda para 2014. O Wii U por exemplo, pretendia ser vendidos 9 milhões de unidades, que agora foram reduzidos para uma expectativa de 3 milhões. Além da queda natural do Wii e 3DS, por estarem aos poucos ficando ultrapassados. Em notas para a imprensa, a Nintendo comenta que a estratégia agora talvez seja não bater de frente com as concorrentes, mas sim posicionar a empresa como a melhor opção para quem está entrando no mundo dos games, ou servindo como o vídeo game secundário para quem já está no nível mais avançado da nova geração. E agora, qual será o futuro da nossa querida Nintendo?
Fonte: 1PGames
Comentários
Bem-vindo
Os textos mais quentes do Mais de Trinta
Mais de Trinta Indica
- Além da mídia social | Comunicação e marketing digital para terceiro setor, empresas, governo e eleitoral
- Blog Amélias | Dicas, informações e novidades para tornar seu dia melhor e mais produtivo
- Marcelo Vitorino | Consultor e palestrante de comunicação e marketing digital
- Naquela Mesa | Crônicas Misturadas com MPB e Bossa Nova
- Pergunte ao Urso | As melhores respostas para as piores perguntas
- Pérolas Políticas – Visão e opinião sobre política pensada por outro ângulo
- Presença Online | Formação de profissionais para comunicação e marketing digital, gestão de imagem e de crise
- Viajante Brasileiro | Dicas e roteiros para viajar em São Paulo