Friday, 26 de April de 2024

Mais de trinta

Saiba como proteger seu celular de vírus e invasões

celular_cadeado

A evolução dos celulares na última década foi tão grande que eles se transformaram em computadores de bolso. Os famosos e viciantes smartphones oferecem inúmeros recursos e um acúmulo de informações pessoais no aparelho.

Isso faz com que os smartphones sejam alvos de pessoas mal-intencionadas, que invadem aparelhos para obter informações pessoais. Para proteger seus dados e evitar que eles sejam roubados ou contaminados é preciso tomar alguns cuidados.

Uma das primeiras coisas que devem ser entendidas é que, quando falamos de smartphones, estamos falando de computadores que são utilizados e levados sempre em público, isso implica não só no cuidado como também no zelo em relação ao aparelho. Não deixar o Bluetooth ligado sem motivo, evitar Wi-Fi desconhecidas, ter um antivírus instalado, não acessar links estanhos e evitar o download de aplicativos de origem desconhecida são cuidados obrigatórios para os computadores e que devem ser transferidos para os smartphones.

As senhas de redes Wi-Fi também podem ser uma armadilha para fisgar usuários de telefonia móvel. É muito comum encontrar redes públicas que servem apenas como isca, após o usuário se conectar, o criminoso tenta acessar o aparelho.

Se não estiver sendo utilizada, a conexão Bluetooth também deve estar desligada, o recurso também pode ser porta para a invasão do aparelho.

Outra forma utilizada em golpes são os sms, muitas vezes os cibercriminosos se passam pela própria operadora e enviam links ou solicitam dados e downloads que podem prejudicar o celular e roubar os dados do proprietário.

O download de aplicativos também deve ser feito com cuidado, utilize sempre fontes confiáveis como o Google Play e a Apple Store.

Assim como o computador, é fundamental instalar um antivírus em seu smartphone, afinal, as conexões e acessos a internet funcionam da mesma forma tanto em um quanto em outro, a grande diferença é que o smartphone ainda possui formas diferentes de contaminação.

Fique atento ao tráfego de dados do seu celular, se o volume aumentar muito de uma hora para outra, pode ser um sinal de que o celular está contaminado, lentidão e pequenos problemas nos aplicativos também são indícios de que o aparelho apresenta algum problema, assim como o calor excessivo e a pouca duração da bateria.

Com pequenos cuidados e prevenção é possível utilizar o smartphone com segurança, aproveitar e se divertir com todas as suas funções.

Fonte:Uol

 

Comentários

Comentários

Conteúdo exclusivo e promoções

Cadastre-se

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do Mais de Trinta e ser informado de promoções exclusivas para assinantes. Você receberá duas mensagens por semana!