Wednesday, 15 de May de 2024

Mais de trinta

Identidade

Identidade

Depois que passei pelo processo de coaching, descobri que a maioria de nós vive uma vida baseada em crenças adquiridas pela convivência com os outros (família, amigos, escola, vizinhos…) e experiências vivenciadas no passado (traumas, perdas, conquistas…). Crença é o que acreditamos sobre nós mesmos e sobre o universo que nos cerca.

Toda criança nasce se sentindo capaz de tudo. Até levar o primeiro grito mandando afastar-se da janela porque ela não pode voar. A partir desse momento, vamos “descobrindo” através dos outros, o que podemos ou não fazer. Eu te pergunto, quanto do que dizem é realmente verdade? E quanto do que te disseram você aceita como verdade até hoje?

Desde pequenos começamos a construir essa ideia deturpada de quem somos através do olhar dos outros. Fatores que influenciam nessa visão são; o meio ambiente em que crescemos e convivemos, quais comportamentos adquirimos por conta desse meio ambiente e que capacidades e habilidades construímos ao decorrer da nossa existência.

Vivemos boa parte da vida, se não toda ela, passando pelos mesmos problemas e tendo as mesmas dificuldades em algumas áreas. Como são seus relacionamentos? Como se comporta sua vida financeira? Profissional? Você sempre possui experiências parecidas nessas áreas? Ou cada experiência tem uma dinâmica completamente diferente da anterior?

No gráfico abaixo podemos observar, que dentro do que somos, estamos divididos em crenças e verdades na mesma proporção. Então para descobrir nossa verdadeira identidade temos que conhecer o que de fato é a nossa realidade. Quem é você sem a influência do que viveu ou do que disseram para você todos esses anos?

grafico_01

A busca da identidade só acontece quando conseguimos separar o que são crenças limitantes de crenças fortalecedoras.

Vamos supor que você cresceu observando o casamento infeliz dos seus pais e a partir dessa convivência você acredita que não poderá ser feliz em um relacionamento? Acabou de descobrir uma crença limitante. O fato da historia dos seus pais não ter sido de sucesso, não quer dizer que a sua não poderá ser.

Da mesma forma se você conviveu em uma família com dificuldades financeiras, isso não quer dizer que você não consiga prosperar financeiramente construindo sua própria história.

Em relacionamentos conseguimos observar bem essa construção de crenças. Muitas mulheres dizem que só atraem homens cafajestes! Como assim? Que previsão é essa de futuro? Não é porque você teve relacionamentos ruins, que seu próximo tem que seguir o mesmo padrão.

Existe ai uma crença limitante que a maioria de nós alimenta. Se você pensa. Nunca dou certo em um emprego! Está criando uma crença. Baseando-se em fatos passados você começa a construir seu futuro e é assim que funciona. Outras pessoas dizem. Nunca consigo emagrecer! Ou, tudo que eu faço dá errado e etc. Crença!

Não se pode projetar para o futuro experiências passadas. Desde que você não tenha poderes sobrenaturais deduzir o futuro baseado em uma experiência do passado é besteira, você só irá conseguir mais do mesmo.

Ai vem à questão da atração do pensamento. Se você falar, nada que eu faço dá certo! Já irá se comportar de uma forma derrotista, não tem como. Afinal, o pensamento gera o sentimento que gera o comportamento. Se você está pensando de forma positiva, vai se sentir bem e irá refletir esse sentimento através do seu comportamento positivo. Por outro lado temos crenças fortalecedoras que nos fazem conquistar nossos objetivos.

Simplesmente o fato de acreditar que somos capazes de algo já nos faz encarar aquilo com positividade e nos leva a atingir as nossas metas. Você se acha muito bom em algo? Vende muito bem? Nada muito bem? Sabe falar em público? Domina informática? Sabe ganhar dinheiro? Consegue bons relacionamentos? Com certeza todos nós temos pontos que acreditamos que somos muito bons. E através dessa segurança conseguimos atingir facilmente nossas metas.

Na pirâmide abaixo conseguimos observar que a identidade vem após a identificação de nossas crenças e valores. Quando separarmos o joio do trigo, ou seja, identificarmos o que são crenças que nos atrasam e quais delas nos impulsionam vamos encontrar nosso verdadeiro eu.

Piramide

Sem medos e crenças você poderá enxergar do que realmente é capaz, não vai deixar que nada te impeça de prosseguir e tentar coisas que antes não teria coragem. Minha sugestão é que você após a leitura desse texto pegue papel e caneta e comece a listar várias de suas crenças positivas e negativas e observe como elas refletem exatamente a vida que você está vivendo.

E quando o medo de realizar algo aparecer, se faça a seguinte pergunta. E se eu não tivesse medo o que eu faria?

Excelentes descobertas é o que eu desejo a você.

Leia outras colunas de Isabella Nóbrega.

Conheça nossos colunistas.

Comentários

Comentários

Conteúdo exclusivo e promoções

Cadastre-se

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do Mais de Trinta e ser informado de promoções exclusivas para assinantes. Você receberá duas mensagens por semana!