Sunday, 28 de April de 2024

Mais de trinta

Acredite, seu odor pode ser seu novo RG

odor

O odor do corpo pode ser a mais nova forma de identificar as pessoas.

Já pensou em utilizar como identidade ou até mesmo login em seu computador o odor de seu corpo? Isso pode parecer um pouco estranho e até mesmo improvável de se acontecer em um curto prazo, mas pesquisadores da Universidade Politécnica de Madri estão trabalhando em um novo tipo de autenticação biométrica, baseada no odor corporal das pessoas.

As pesquisas, fruto da parceria do Grupo de Biometria , Biosinais e Segurança (GB2S) da Universidade com a empresa de engenharia Illia Systems já estão em fase avançada e a expectativa é que o odor possa ser usado como nova forma de segurança dos cidadãos e também como uma maneira prática e rápida para detectar doenças.

Segundo a pesquisa, cada pessoa possui seu próprio odor, único e diferente do de todas as outras pessoas e que fica mais forte e aparente com o passar dos anos. Com o “mapeamento dos odores”, os pesquisadores garantem que uma pessoa pode ser rastreada com uma taxa de precisão de 85% ou mais.

Pensando nisso, a Illia Systems criou um sensor para detectar cheiros. Embora o método não seja tão eficiente como a biometria, os pesquisadores acreditam que o ID por meio do odor seja uma excelente opção para utilizar em postos de segurança, como por exemplo, aeroportos e fronteiras nacionais.

Tudo isso porque a biometria necessita que a pessoa coloque o dedo no scanner para que a identidade seja obtida, algo que provavelmente não aconteceria em caso de crimes, por exemplo. Sendo assim, o odor das pessoas revelaria não só a personalidade, como estado de saúde e até mesmo o que a pessoa está carregando consigo.

Agora é esperar para ver…Será que isso vai dar certo?

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia aqui, no Mais de Trinta.

 

Comentários

Comentários

Conteúdo exclusivo e promoções

Cadastre-se

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do Mais de Trinta e ser informado de promoções exclusivas para assinantes. Você receberá duas mensagens por semana!